O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou nesta segunda-feira (24) que o Amazonas vive uma crise na segurança pública. Segundo Dino, a Polícia Penal Federal vai transferir 13 presos ligados a facções dos presídios do estado para penitenciárias federais.
A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa, que abordou as investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco. “É que nós temos na Amazônia brasileira, especialmente no Estado do Amazonas, uma crise na segurança pública envolvendo disputas entre facções”, disse Dino.
O ministro afirmou que o governo federal vai transferir presos do sistema penitenciário estadual para o federal. Ele não especificou quais os nomes dos detentos.
“A expectativa da Polícia Pena Federal é de que haja a transferência de 13 presos faccionados, líderes de facções do Estado do Amazonas para o sistema federal”, afirmou.
Dino disse que a medida é necessária para garantir a segurança dos presos e das pessoas que trabalham nos presídios. Ele também afirmou que o governo federal está trabalhando para melhorar as condições das penitenciárias federais.
Visitas suspensas
As visitas aos presídios de Manaus estão suspensas desde o último dia 14 deste mês, medida valida por 30 dias. A suspensão ocorreu por conta de um atentando contra gerente do sistema prisional.