Orientação sobre pensão alimentícia é o serviço mais solicitado pelos manauaras durante o período de isolamento social. É o que revela o balanço do primeiro mês do plantão jurídico do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da UniNorte – Centro Universitário do Norte, que está oferecendo atendimento on-line gratuito durante a pandemia.
De acordo com o coordenador do NPJ, Wilian Jr, a área da família sempre é uma das mais procuradas pela população. “Infelizmente, é necessário que muitos pais e mães recorram à justiça para garantir o cumprimento da obrigação da pensão alimentícia, direito esse que é inerente ao menor”, afirma o advogado.
Wilian explica que, com o avanço da pandemia, muitas famílias tiveram perdas financeiras, o que torna o pagamento da pensão alimentícia essencial para garantir a segurança e o bem-estar da criança. Por outro lado, quem sofreu uma redução inesperada da renda também pode pedir revisão do valor.
“Nossa missão no plantão é garantir que essas pessoas não tenham seus direitos desrespeitados. Os problemas não param na pandemia e a advocacia é uma atividade essencial quando direcionada às pessoas economicamente vulneráveis”, completa Wilian.
Em um mês de plantão jurídico, mais de 100 pessoas foram atendidas pelos advogados do NPJ UniNorte.
Como funciona
O plantão jurídico da UniNorte funciona de forma on-line e gratuita, com agendamento via WhatsApp. Os serviços ofertados incluem orientação jurídica para esclarecer dúvidas, ajuizamento de ações judiciais e acompanhamento processual de ações que já se encontram em tramitação. As áreas de atendimento incluem criminal, família, cível, consumidor, trabalhista e de sucessões.
Para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato pelo WhatsApp (92) 99211-4989. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30.