32.3 C
Manaus
19 de agosto de 2025
Brasil

Presidente do STF determina descontingenciamento do Fundo Nacional de Segurança para os estados e DF

Ministro Dias Toffoli durante sessão de encerramento do ano forense no STF. Foto: Nelson
Ministro Dias Toffoli durante sessão de encerramento do ano forense no STF. Foto: Nelson
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, determinou que a União transfira imediatamente aos Fundos Estaduais e Distrital 50% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e se abstenha de novos contingenciamentos.
Segundo os estados, esse dinheiro – mais de R$ 1,1 bilhão provenientes das loterias – havia sido bloqueado pelo governo sem justifica plausível. Afirmam que estão amparados pela Lei 13.756/2018, que garante a transferência de forma perene de 50% dos recursos arrecadados. Intimada a se manifestar, a União alega não ter conhecimento da ação.
“Entendo que o modelo constitucional de federalismo cooperativo exige da União a observância das regras de repartição de recursos com as demais entidades políticas nacionais, sob pena de incorrer em infidelidade federativa”, lembra o presidente em sua decisão. Ele aponta também que a lei que regulamenta o fundo veda expressamente o contingenciamento dos valores.
Outro fundamento manifestado pelo ministro Toffoli é o risco para a população brasileira ante o quadro de criminalidade e a aproximação do final do ano. Ele deferiu parcialmente a tutela de urgência e remeteu os autos ao gabinete do ministra relatora, Rosa Weber.

Leia mais

Dono de cavalo que cortou as patas com facão é investigado em São Paulo

Matheus Valadares

Faccionados esquartejam rival em Eunápolis, na Bahia

Matheus Valadares

AGU notifica Meta e exige remoção de IA com aparência infantil e conteúdo sexual nas redes sociais

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!