25.3 C
Manaus
17 de dezembro de 2025
DestaquesPolícia

Policiais da Base Fluvial Arpão, com apoio do Ibama, apreendem aproximadamente 8 toneladas de pirarucu ilegal

Fotos: Divulgação/SSP-AM

Policiais que atuam na Base Fluvial Arpão, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), com apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apreenderam oito toneladas de pirarucu ilegal, na noite desta terça-feira (28/11), durante fiscalização a uma embarcação no Rio Solimões. A Base Arpão é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F).

De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, a apreensão do pescado ocorreu por volta das 19h, quando a equipe da Base Arpão, com apoio de agentes do Ibama, abordou a embarcação do tipo pesqueira “Maria Ruth”, que transportava cerca de oito toneladas de pirarucu fresco. Um dos maiores peixes de águas doces fluviais do Brasil se encontra em período de defeso permanente.

Três homens que estavam na embarcação foram autuados por crime ambiental (transporte ilegal de pescado protegido pelo defeso), de acordo com a Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), aplicada para quem transporta peixe cuja pesca é proibida.

A ação resultou na apreensão do barco pesqueiro e em 163 unidades de pirarucu fresco (aproximadamente oito toneladas), o que gerou um dano de R$ 240 mil ao crime.

Após a constatação da irregularidade, o pescado foi doado para comunidades ribeirinhas.

Leia mais

Senado aprova na CCJ PL da Dosimetria que reduz penas de Bolsonaro e atos golpistas

Matheus Valadares

Memphis Depay e Coutinho se reencontram como camisas 10 na final entre Corinthians e Vasco

Matheus Valadares

Investigador acusado de forçar suruba com detentos morre em Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!