1 de dezembro de 2025
AmazonasDestaques

Corpo de Bombeiros treina cães para atuar em ocorrências de buscas e resgate

Fotos: Carlos Soares/SSP-AM

Eles têm apenas 10 meses de vida, mas os cães Kira, Fire e Hela, da raça pastor-belga-malinois já demonstraram que são importantes aliados da Secretaria de Estado de Segurança (SSP-AM). O trio está sendo treinado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) para resgate e busca de pessoas e apresentou eficiência na localização de dois corpos encontrados enterrados. Um deles foi o da cicloviajante venezuelana Julieta Inés Hernández Martínez, 38.

Os cães da raça pastor-belga-malinois são conhecidos pela agilidade, fidelidade e inteligência. O trio foi doado ao CBMAM pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) ainda filhotes. Os cães Kira e Hela iniciaram a atuação operacional ao terem sido deslocados com seus respectivos instrutores bombeiros, cabo Ferraz e cabo Pantoja para operação de busca do corpo de Julieta Hernández.

Os dois cães auxiliaram no trabalho de busca e localizado do corpo da cicloviajante, que foi encontrado enterrado em uma cova em uma área de mata, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros da capital). O auxílio no trabalho de busca foi solicitado pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que prendeu o casal suspeito pelo crime.

No último dia 19 de janeiro, os cães Kira e Fire voltaram para a ativa e ajudaram na localização do corpo de um homem, que estava também enterrado em um terreno na Avenida João Valério, bairro Nossa Senhora das Graças, na zona centro-sul de Manaus.

Treinamento

Liderando o treinamento com os cães e responsável pelo canil, a sargento Paula Roberto, especializada em saúde e medicina veterinária, explicou que para lidar diretamente com os animais, os bombeiros precisam passar por uma capacitação. Um deles, de acordo com a militar, é o Comando de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Bresc).

“Esse curso vai nos capacitar a fazer o treinamento com esses cães. A PM nos doou e assim que vieram para cá, iniciamos o treinamento com eles”, comentou a treinadora.

Os treinadores tentam fazer esforços positivos. Tudo começa com o cão querendo participar da atividade. Uma delas é incentivada com o auxílio de brinquedos que utilizam no dia a dia. Em seguida, os condutores pedem latidos e posteriormente, iniciam o trabalho com pessoas vivas.

O outro treinamento é o de busca. Esse acontece com o auxílio de duas pessoas. Uma se esconde e o outro no caso o condutor, lança o animal que vai atrás da pessoa que sumiu e começa a latir. É um processo um pouco mais longo, mas que é uma ferramenta muito importante.

“Nossos cães estão em fase de treinamento e já foram acionados em duas ocorrências com êxito e estamos sempre em prontidão para a hora que acionar. Mesmo eles estando em fase de treinamento, para gente é uma situação real, precisamos ir e fazemos o treinamento junto”, explicou a sargento.

Leia mais

Câmeras flagram carro dando cobertura a ladrão que rouba moto de duas mulheres em Manaus

Matheus Valadares

Pix bate recorde na Black Friday com R$ 166,2 bilhões movimentados em um único dia no Brasil

Matheus Valadares

Vídeo mostra “oração da extorsão” feita por advogada e sargento presos em Goiás

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!