31 de outubro de 2025
AmazonasDestaques

MPAM move Ação Civil Pública por Direito a acompanhante em maternidade pública de Humaitá

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) ingressou, em 29/02, com uma Ação Civil Pública (ACP) em Humaitá, para garantir o direito de acompanhante às parturientes na maternidade pública local. A ACP decorre de investigações sobre o atendimento na maternidade, incluindo a morte de um recém-nascido após complicações durante o parto, sem a presença de um acompanhante no pós-parto.

Segundo o Promotor de Justiça de Humaitá, Sylvio Henrique Lorena Duque Estrada, após uma série de diligências, inspeções e solicitações de informações, constatou-se que as condições atuais não atendem aos requisitos legais e aos direitos das parturientes.

“A medida visa à ampliação da área de partos do Hospital ou à construção de uma maternidade pública, a fim de que seja garantido às mães o direito de estarem acompanhadas por uma pessoa de sua confiança em um momento importantíssimo de suas vidas. A presença do acompanhante traz conforto e segurança à mãe que vive um momento psicologicamente delicado durante o parto, além de ser um direito previsto em lei e que deve ser garantido pelo Estado” declarou o Promotor.

Entre as medidas requeridas, destaca-se a necessidade de ampliação do setor de partos do Hospital Regional de Humaitá, com a criação de salas individuais conforme normativas técnicas e de saúde. Além disso, foi requerida a ampla divulgação desse direito, incluindo canais de denúncia para casos de descumprimento. O MPAM solicitou a apresentação de um projeto detalhado e um cronograma de execução para a ampliação do setor de partos, estipulando um prazo de 60 dias para cumprimento, a partir da citação judicial.

Leia mais

Primeira fase do Amazonense Sub-16 chega ao fim com goleadas e quartas definidas

Matheus Valadares

SBT anuncia Galvão Bueno e Tiago Leifert nas transmissões da Copa do Mundo 2026

Matheus Valadares

Cocaína avaliada em R$ 4,5 milhões é apreendida em rodas de caminhonete no Porto da Ceasa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!