A “Operação Audácia”, realizada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), prendeu cinco policiais militares acusados de traficarem drogas em maio deste ano. O fato ocorreu na rua Ana Nogueira, no bairro Educandos.
O promotor de Justiça, Armando Gurgel, disse que os acusados registraram uma ocorrência naquele dia, onde dizia que haviam traficantes com material suspeito no local.
“Houve um registro destes policiais que apontava algumas pessoas transportando sacos de fibra. Quando chegaram ao local, os suspeitos perceberam a presença dos policiais, fugiram e abandonaram o material.”, disse o promotor.
Durante a ação, uma pessoa filmou os PMs carregando sacolas de fibra e colocando dentro de duas viaturas. Na ocorrência, os policiais informaram que havia somente uma sacola de fibra.
A promotoria encontrou divergências nos depoimentos. Segundo as investigações, eram exatamente 17 sacolas, mas os acusados informaram somente a apreensão de uma.
“No mesmo dia, a ROCAM recebeu uma denúncia de que, naquelas proximidades, haviam outros policiais sob posse de uma grande quantidade de drogas. Durante as diligências, a ROCAM encontrou uma casa vazia, revirada, com uma prensa hidráulica, três caixas de arma de fogo, também vazias, e uma quantidade de drogas.”, explicou.
Entre os presos estão: Clovis Matias da Silva, Jhoanderson Fernandes de Oliveira, Ivan Cruz Souza, Wender Bentes da Costa, Francisco de Assis Mota da Silva, Fabiano Araújo Negreiros, Joel Nunes de Souza e Elizoney Pinheiro da Silva. Outros três seguem com mandados de prisão em aberto.