22 de agosto de 2025
DestaquesEsportes

De cara nova, Barezão 2025 é lançado oficialmente pela FAF

FOTO/REPRODUÇÃO

A Federação Amazonense de Futebol (FAF) lançou oficialmente, na noite desta quarta-feira (08/01), a 109ª edição do Campeonato Amazonense de Futebol Profissional Série A, o Barezão 2025. O evento, realizado no salão Bossa Nova, na Arena da Amazônia, marcou o início da contagem regressiva para a competição, que começa no dia 25 de janeiro, prometendo ser mais um marco na história do futebol do estado.

O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, destacou o propósito da competição e garantiu que essa edição fará história. Ainda agradeceu aos clubes e os patrocinadores.
“Hoje lançamos o Campeonato Amazonense 2025, o Barezão, que tem um propósito: elevar o nível técnico do futebol. O Barezão é um campeonato que tem mais de 100 anos e grandes vencedores. E neste ano, teremos em campo, oito equipes muito qualificadas, que protagonizarão um grande campeonato. Tenho certeza que daremos início a mais uma história marcante do nosso futebol. Agradeço a todo empenho de cada clube e ao apoio dos nossos patrocinadores e do Governo do Amazonas”, declarou Rozenha.
O lançamento contou com a presença de autoridades, jornalistas esportivos e representantes dos oito clubes participantes: Manaus FC, Nacional FC, Amazonas FC, São Raimundo, Manauara, Princesa do Solimões, Sete FC e RPE Parintins.
Na ocasião, foram apresentados o novo troféu e a nova identidade visual, além de detalhes da competição, como o formato de disputa, a tabela inicial e mudanças administrativas. Além disso, o presidente da FAF apresentou um resumo dos avanços do futebol amazonense nos dois primeiros anos da gestão “A Floresta É A Bola da Vez”.
Assim como diversas iniciativas da Federação, a nova identidade visual e o troféu do Barezão valorizam a floresta amazônica e sua rica diversidade. A própria logo e a premiação trazem alusões à fauna e à flora da maior floresta tropical do mundo.
O mandatário fez questão de prestar homenagens a um dos maiores nomes da crônica esportiva amazonense, Arnaldo Santos, falecido no último dia 6, aos 86 anos. Rozenha pediu um minuto de silêncio e aplausos para o ícone inesquecível.
Rodada de abertura
A competição terá início com dois jogos no sábado, 25 de janeiro, e outros dois no domingo, 26. O destaque da abertura será o duelo entre Manaus e Nacional, às 19h, na Arena da Amazônia, precedido por cerimônias especiais. Antes disso, às 15h, em Presidente Figueiredo, o Amazonas enfrentará o Sete, no estádio Larissa Silva.
No domingo, as partidas seguem com São Raimundo e RPE Parintins, às 15h30, no Estádio Ismael Benigno, a Colina, em Manaus, e Princesa do Solimões e Manauara, às 16h, no Gilberto Mestrinho, o Gilbertão, em Manacapuru.
Fórmula de disputa
Neste ano, os clubes foram divididos em dois grupos de quatro equipes cada, baseados no índice técnico. No grupo A estão Manaus, RPE Parintins, Princesa do Solimões e Sete, enquanto o grupo B reúne Amazonas, Manauara, São Raimundo e Nacional.
Primeiro Turno: times do grupo A enfrentam os do grupo B.
Segundo Turno: confrontos entre equipes do mesmo grupo.
Classificação: avançam os três melhores de cada grupo por turno. Os líderes vão diretamente às semifinais, enquanto os demais disputam playoffs.
Desempates: na fase de playoffs, vantagem de empate e mando de campo para os melhores colocados. Nas semifinais e finais, empates levam a decisões por pênaltis.
Grande Final: caso um clube conquiste os dois turnos, será declarado campeão automaticamente.
Alterações administrativas
A edição de 2025 traz mudanças importantes. A gestão de acessos aos estádios será compartilhada entre a FAF e os clubes, com ingressos a preços acessíveis: R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira).
Com a desistência e o rebaixamento automático do Iranduba, o Barezão 2025 terá apenas uma equipe rebaixada à Série B de 2026.

Leia mais

Aeronave declara emergência e pousa com segurança no Aeroporto de Manaus

Matheus Valadares

STF condena deputada Carla Zambelli a 5 anos de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal

Matheus Valadares

Governo do Amazonas divulga novo boletim sobre a cheia e ações de apoio às vítimas

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!