A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, na manhã desta quinta-feira (19), uma operação de revista na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada na zona Leste de Manaus. A ação acontece dias após a morte de um detento, o que levantou dúvidas sobre a segurança e o controle interno da unidade.
Reforço da segurança penitenciária
A princípio, a Seap classificou a operação como parte dos procedimentos operacionais padrão, no entanto, intensificação das inspeções ocorre em um momento sensível. Portanto, o objetivo principal é prevenir riscos, reforçar a ordem interna e coibir a entrada de materiais ilícitos nas dependências da prisão.
Durante a operação, vistorias minuciosas foram feitas em celas, corredores, áreas comuns e demais setores da unidade. O foco está em impedir o uso e a posse de itens proibidos que possam comprometer a segurança de internos e servidores.
Ação conjunta com forças de segurança
A operação mobilizou mais de 100 agentes, entre servidores da Seap, integrantes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) da Secretaria de Segurança Pública, além de efetivos da Polícia Civil e da Polícia Militar, com o apoio das tropas especializadas do Comando de Policiamento Especializado (CPE).
Ações preventivas
Segundo a Secretaria, ações como essa acontecem de forma sistemática e preventiva, sendo essenciais para manter a disciplina e promover um ambiente prisional mais seguro e eficiente. A Seap reforçou que continuará realizando fiscalizações e reforçando protocolos de segurança sempre que necessário.