30.3 C
Manaus
8 de julho de 2025
AmazonasDestaques

Parintins realiza 1º circuito do Orgulho LGBTQIAPN+ com festa, luta e visibilidade

O evento celebrou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ com um desfile vibrante, marcando um momento histórico de visibilidade, respeito e resistência.

Imagem: Divulgação

Neste sábado (28), Parintins se encheu de cor, diversidade e alegria com a realização do 1º Circuito do Orgulho LGBTQIAPN+. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com coletivos e movimentos de ativistas locais.

O evento celebrou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ com um desfile vibrante, marcando um momento histórico de visibilidade, respeito e resistência.

Trio elétrico, alegria e militância pelas ruas de Parintins

O cortejo teve início na Villa Bulcão, localizada na Avenida Amazonas, e seguiu até a Praça Digital, animado por um trio elétrico. Durante o percurso, os participantes receberam leques, tururis e tatuagens adesivas com símbolos da diversidade e do orgulho.

Além da festa, o Circuito promoveu conscientização e ocupação de espaços públicos com representatividade e militância.

Sejusc destaca importância do evento para os direitos humanos

A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, ressaltou o caráter pioneiro da ação em Parintins:

“É um grande dia, 28 de junho, Dia do Orgulho LGBTQIAPN+. Pela primeira vez estamos realizando o circuito na cidade. Somos pioneiros e temos certeza de que este será o primeiro de muitos. A Sejusc está aqui para garantir o direito de todos.”

Lideranças reforçam o papel da militância LGBTQIAPN+

A drag queen Laynna Souza, do Coletivo Super Drag Trans Fronteira, foi uma das lideranças envolvidas na organização do Circuito. Ela reforçou a importância da militância:

“Esse movimento é muito importante para isso, para desconstruir preconceitos e padrões. É assim que ocupamos espaços e mostramos nossa existência.”

O que é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+?

Comemorado anualmente em 28 de junho, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ marca a luta por direitos, respeito e visibilidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, intersexo, assexuais, pansexuais, não-bináries e outras identidades.

A data relembra a Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969, em Nova York, quando membros da comunidade LGBTQIAPN+ reagiram à repressão policial. Esse episódio se tornou o marco do movimento moderno pelos direitos LGBTQIAPN+ no mundo.

Imagem: Divulgação

Leia mais

Corpo é encontrado em área vermelha da comunidade Valparaíso

Matheus Valadares

Professor da UFRJ se manifesta após ameaça à filha de Roberto Justus

Matheus Valadares

VEJA: Homem tenta jogar ‘merenda’ para detentos e acaba preso em Coari

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!