Em uma tarde movimentada no estádio de São Januário, Vasco e Atlético ficaram no empate por 1 a 1 neste domingo (10), pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Galo abriu o placar logo no primeiro minuto com Gabriel Menino, porém, aos 17, Vegetti converteu um pênalti e garantiu o empate.
Com o resultado, a equipe mineira chegou a 24 pontos e permaneceu na 10ª colocação. O time carioca, por sua vez, soma 16 e continua como o primeiro dentro da zona de rebaixamento da competição.
O próximo compromisso do Atlético será na quinta-feira (14), quando enfrentará o Godoy Cruz, da Argentina, às 19h (de Brasília), na Arena MRV. A partida marcará o início das oitavas de final da Copa Sul-Americana, portanto o clima será de decisão.
Desfalques e mudanças
Para este confronto, o técnico Cuca precisou lidar com baixas importantes. Hulk e Renzo Saravia, por exemplo, foram poupados por controle de carga. Além disso, Fausto Vera ficou de fora devido a um incômodo muscular, enquanto Dudu segue suspenso pelo STJD. Assim, o treinador precisou reorganizar o time titular.
Gol relâmpago e recorde
O início não poderia ser melhor para o Atlético. Logo aos 38 segundos, Gabriel Menino aproveitou sobra na entrada da área e acertou um chute potente, sem chances para Léo Jardim. Esse foi, inclusive, o gol mais rápido da atual edição do Brasileirão e o primeiro do jogador pelo clube.
Pênalti polêmico e empate
O Vasco reagiu rapidamente. Aos 15 minutos, Coutinho tentou um voleio, mas recebeu carga de Cuello. O árbitro, após revisar o lance no VAR, assinalou pênalti, o que gerou forte protesto dos mineiros. Em seguida, Vegetti bateu no canto esquerdo e deixou tudo igual.
Equilíbrio até o apito final
Depois do empate, a partida ficou ainda mais intensa. Enquanto o Galo levou perigo com Rony, o Cruz-Maltino respondeu com boas chegadas de Rayan e Coutinho. No segundo tempo, o ritmo seguiu acelerado, no entanto, a pontaria das duas equipes deixou a desejar. O Vasco arriscou de fora da área, enquanto o Atlético apostou nos contra-ataques.
Aos 36 minutos, Scarpa encontrou Biel livre na área, mas o atacante chutou por cima, desperdiçando uma chance incrível. Dessa forma, o placar se manteve inalterado até o fim.
FICHA TÉCNICA
Vasco 1 x 1 Atlético
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro
Data: 10 de agosto de 2025 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Competição: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Gols: Gabriel Menino, aos 38s do 1ºT (Atlético); Vegetti, aos 17min do 1ºT (Vasco)
Cartões amarelos: Paulo Henrique, Lucas Freitas e Vegetti (Vasco); Alexsander (Atlético)
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Victor Luis), João Victor, Lucas Freitas, Puma Rodríguez; Hugo Moura, Tchê Tchê, Coutinho (Garré), Nuno Moreira (David); Rayan e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso, Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Biel); Gustavo Scarpa (Caio Paulista), Igor Gomes (Alexsander); Tomás Cuello (Júnior Santos) e Rony (Bernard). Técnico: Cuca.