A atualização feita na terça-feira (25) nos números da chamada “média móvel” de mortes pela Covid-19 no Brasil, trouxe um resultado positivo e sinalizou uma queda do índice ao menor valor em quase 3 meses. O total, que calcula a média entre o número de mortos do dia e dos seis anteriores, ficou em 950 óbitos, menor número desde 1° de junho.
As informações, que foram divulgadas pelas secretarias estaduais de Saúde e compiladas por um consórcio de veículos de imprensa, apontam que dez estados apresentaram tendência de queda nos óbitos causados pela pandemia, são eles: Alagoas, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.
Por outro lado, cinco unidades da federação apresentaram alta: Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins. As 11 unidades restantes fecharam com números estáveis, são elas: Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. É também o caso do Distrito Federal.
O recurso da média móvel é um mecanismo utilizado para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.