4 de setembro de 2025
DestaquesMundo

Rússia lança mais de 500 drones e 24 mísseis contra a Ucrânia em ataque massivo

A guerra, que começou em fevereiro de 2022 com a invasão em larga escala, segue escalando.

Maxar Technologies/Divulgação via REUTERS

A Rússia lançou 502 drones e 24 mísseis de cruzeiro contra o território ucraniano desde a tarde desta terça-feira (2), informaram nesta quarta (3) as autoridades militares da Ucrânia.

De acordo com a Força Aérea Ucraniana, três mísseis e 69 drones de ataque atingiram 14 localidades, e os destroços dos projéteis abatidos caíram sobre áreas povoadas, ampliando os danos.

As administrações regionais confirmaram que casas, estruturas civis e infraestruturas críticas foram atingidas, deixando feridos em diferentes pontos do país. Na capital Kiev, jornalistas da AFP relataram explosões e a atuação de metralhadoras antiaéreas durante a madrugada.

Na região de Chernihiv, cerca de 30 mil pessoas ficaram sem energia elétrica após o bombardeio. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou a ofensiva como uma “demonstração de impunidade” de Vladimir Putin. Assim, ele pediu aos aliados ocidentais maior pressão contra a “economia de guerra” russa.

Zelensky destacou que a taxa de interceptação da defesa aérea da Ucrânia caiu nos últimos meses, o que aumenta a vulnerabilidade do país diante de ataques coordenados de drones e mísseis.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que abateu 105 drones ucranianos entre terça e quarta-feira em cinco regiões, incluindo a Crimeia. A queda de um dos drones perto de uma estação ferroviária em Rostov chegou a interromper o fornecimento de energia. Além disso, atrasou 26 trens, segundo autoridades russas.

A guerra, que começou em fevereiro de 2022 com a invasão em larga escala, segue escalando. As ameaças de novos bombardeios russos contra o setor energético ucraniano, em resposta aos recentes ataques de Kiev a refinarias e infraestruturas estratégicas em território russo.

Leia mais

Tribunal do crime deixa homem agonizando no Morro da Liberdade

Matheus Valadares

VEJA: Morador cai de pé de manga e morre no bairro Jorge Teixeira

Matheus Valadares

Bruno Henrique é condenado a 12 jogos e multa de R$ 60 mil por forçar cartão amarelo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!