17 de setembro de 2025
DestaquesMundo

EUA reabrem base em Porto Rico em mobilização contra cartéis da Venezuela

A ação é interpretada pelo governo de Caracas como uma ameaça direta ao regime de Maduro, indiciado por tráfico nos EUA.

Os Estados Unidos reabriram a Estação Naval Roosevelt Roads, em Porto Rico, após 21 anos, como parte de uma grande mobilização aeronaval contra cartéis do narcotráfico supostamente ligados à ditadura de Nicolás Maduro, na Venezuela. A base histórica, criada em 1943, já foi central em operações americanas na região, incluindo intervenções em Granada, Panamá, República Dominicana e Haiti.

A ação é interpretada pelo governo de Caracas como uma ameaça direta ao regime de Maduro, indiciado por tráfico nos EUA. O país pôs uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à sua prisão. De acordo com Washington, o objetivo é combater o cartel Tren de Aragua, apontado como controlado pelo presidente venezuelano, embora Maduro negue envolvimento. Em três operações recentes, ataques a embarcações atribuídas ao cartel resultaram em ao menos 14 mortes.

A mobilização inclui a força expedicionária do USS Iwo Jima, acompanhada dos navios USS San Antonio e USS Fort Lauderdale, com mais de 3.150 fuzileiros prontos para ação. A frota conta com helicópteros, aviões Osprey, caças Harrier e F-35, além de cargueiros C-5 Galaxy e C-17 Globemaster-3, aviões de vigilância e reabastecimento aéreo. Também participam um cruzador, três destróieres e um submarino nuclear, com cerca de 140 mísseis Tomahawk e mais de 400 armamentos a bordo.

Em resposta, Maduro destacou que possui mísseis antinavio chineses e iranianos e realizou sobrevoos próximos a destróieres americanos.

 

 

Leia mais

Bolsonaro é diagnosticado com carcinoma de células escamosas após internação em Brasília

Matheus Valadares

Bebê nasce em carro de app no Centro de Manaus e emociona pedestres

Matheus Valadares

Pai e filho morrem a tiros após confusão em Alenquer, no Pará

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!