29.3 C
Manaus
10 de outubro de 2025
DestaquesMundo

Maria Corina Machado recebe Nobel da Paz por defesa da democracia na Venezuela

O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas, será entregue em 10 de dezembro.

© Reuters/Jeampier ArguinzonesProi

O Comitê Norueguês anunciou nesta sexta-feira (10) que concederá o Prêmio Nobel da Paz deste ano à Maria Corina Machado, principal figura da oposição na Venezuela. A homenagem reconhece “seu esforço persistente na defesa dos direitos democráticos e na busca por uma transição pacífica e justa da ditadura para a democracia”.

De acordo com o presidente do comitê, Jørgen Watne Frydnes, Maria Corina representa “um dos maiores exemplos de coragem civil na América Latina nas últimas décadas”. Ele destacou a importância de valorizar pessoas que enfrentam regimes autoritários em prol da liberdade.

O comitê ressaltou ainda que “a democracia depende de cidadãos que não se calam diante da opressão e que têm coragem de agir, mesmo diante de ameaças e riscos pessoais”.

Símbolo da resistência ao governo de Nicolás Maduro, Maria Corina Machado vem sofrendo perseguições, processos judiciais e ameaças políticas. Impedida de disputar as eleições presidenciais de 2024, ela declarou apoio ao candidato opositor Edmundo González Urrutia, reconhecido por diversos países, incluindo os Estados Unidos, como o verdadeiro vencedor do pleito.

Desde as eleições de 28 de julho, Maria Corina vive na clandestinidade. Ela chegou a ser detida durante uma manifestação na véspera da posse de Maduro, em 10 de janeiro. O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), controlado pelo governo, proclamou Maduro como vencedor, mas nunca divulgou as atas oficiais, alegando um suposto ataque hacker.

Enquanto isso, a oposição apresentou suas próprias atas eleitorais, afirmando que González Urrutia obteve a maioria dos votos.

O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas, será entregue em 10 de dezembro. A cerimônia acontecerá em Oslo, no aniversário de morte de Alfred Nobel, criador da premiação. O comitê afirmou, contudo, não saber se Maria Corina conseguirá comparecer à cerimônia, já que permanece escondida.

 

Leia mais

UBS alaga em Manaus e mostra descaso da gestão David Almeida

Matheus Valadares

Estelionatário romântico engana mulheres e encontra a polícia em Santos

Matheus Valadares

Homem aproveita descuido para estuprar a filha do próprio amigo em Manacapuru

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!