28.3 C
Manaus
24 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Flávio Bolsonaro sugere a Donald Trump ataques a embarcações na costa do Brasil

A sugestão do senador foi interpretada como um pedido de intervenção militar estrangeira,

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) causou polêmica nesta quarta-feira (23) ao sugerir que o governo de Donald Trump promovesse ataques a embarcações na costa brasileira. O parlamentar escreveu a proposta em inglês na rede social, e a direcionou ao secretário de guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth.

Hegseth havia divulgado um vídeo mostrando militares norte-americanos bombardeando uma lancha civil no Oceano Pacífico, alegando que o barco era usado por traficantes de drogas. Na publicação, o assessor de Trump afirmou: “Mais uma vez, os terroristas, agora mortos, estavam envolvidos com o narcotráfico no Pacífico”.

Em resposta, Flávio Bolsonaro comentou: “Que inveja! Ouvi dizer que há barcos semelhantes a esse no Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, despejando drogas no Brasil. Você não gostaria de passar alguns meses aqui nos ajudando a combater essas organizações terroristas?”.

Tensão crescente na América Latina

A sugestão do senador foi interpretada como um pedido de intervenção militar estrangeira, o que reacendeu o debate sobre soberania nacional e gerou críticas de autoridades internacionais.

A série de ataques ordenados por Trump em águas latino-americanas tem sido classificada como violação do direito internacional, já que nenhum país autorizou ações desse tipo em seus territórios marítimos.

Até o momento, nove bombardeios foram registrados em semanas recentes, deixando 37 mortos, conforme dados divulgados pela Casa Branca. O governo norte-americano afirma que as embarcações pertenciam a traficantes da Colômbia e da Venezuela, mas não apresentou provas.

Os presidentes Gustavo Petro (Colômbia) e Nicolás Maduro (Venezuela) negaram qualquer ligação com os acusados e acusaram Trump de usar o tema como pretexto para uma intervenção política e militar na região.

Enquanto isso, navios norte-americanos se posicionaram próximos às águas internacionais da Venezuela. Por essa razão, o governo de Maduro mobilizou tropas e afirmou possuir mísseis russos prontos para responder a qualquer ofensiva.

Na Colômbia, um corte de verbas ordenado por Trump enfraqueceu as forças armadas locais, levando Petro a ameaçar processar o ex-presidente norte-americano nos tribunais dos EUA.

 

Leia mais

Nikolas Ferreira critica Lula após fala sobre traficantes serem “vítimas dos usuários”

Matheus Valadares

Briga em motel de Manaus termina com feridos, hospital e investigação policial

Matheus Valadares

Após 30 anos, Palmeiras sofre maior derrota na Libertadores

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!