O governo dos Estados Unidos, por meio da Divisão Antidrogas (DEA), enviou uma carta de condolências ao secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Victor Santos, após a morte de quatro policiais durante a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na última semana.
O documento, assinado por James Sparks, representante da DEA, expressa solidariedade e reconhecimento ao trabalho das forças de segurança do estado.
“Expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever. Sabemos que a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício”, escreveu Sparks.
O representante americano também reafirmou o apoio do governo dos Estados Unidos às autoridades brasileiras e destacou o respeito ao trabalho das forças de segurança fluminenses.
A carta, emitida em papel timbrado do Departamento de Justiça dos EUA, menciona ainda o Consulado Geral americano no Rio de Janeiro. A operação — considerada a mais letal da história do estado — resultou em 121 mortes, entre elas quatro policiais e 117 suspeitos de envolvimento com o tráfico.
