24.3 C
Manaus
4 de fevereiro de 2026
DestaquesPolítica

CCJ aprova recomendação de cassação do mandato de Carla Zambelli por ampla maioria

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou por 32 votos a 2, o parecer que recomenda a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Com a decisão, o caso segue para análise do plenário ainda hoje. Desse modo, será necessário o apoio de pelo menos 257 dos 513 parlamentares para confirmar a perda do mandato.

A CCJ rejeitou o relatório inicial de Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendia a manutenção do mandato da deputada. O texto derrotado alegava falta de provas suficientes, citava suposta perseguição política por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e mencionava um princípio que o relator chamou de “in dubio pro mandato”.

Após a derrubada do parecer original, os deputados aprovaram uma nova versão, elaborada por Cláudio Cajado (PP-BA), recomendando a cassação. A mudança ocorreu após a substituição de seis membros do União Brasil na CCJ. Ademais, oposicionistas afirma que tal movimento é consequência de uma articulação para assegurar maioria favorável à perda de mandato.

Na terça-feira (9), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a votação final aconteceria ainda nesta quarta, mantendo o ritmo acelerado da tramitação.

 

Leia mais

Cinegrafista amazonense é ferido por estilhaços de míssil na guerra da Ucrânia

Matheus Valadares

Wilson Lima destaca Auxílio Estadual, Prato Cheio e Água Boa na Aleam

Matheus Valadares

MPM pede cassação de patente de Bolsonaro e generais por tentativa de golpe

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!