29.3 C
Manaus
24 de novembro de 2024
Política

Lei institui semana municipal de incentivo à doação de órgãos para transplante em Manaus

Com o objetivo de incentivar a doação de órgãos para transplante na cidade de Manaus, o prefeito Arthur Virgílio Neto, sancionou a Lei 2.494, de 27 de agosto de 2019, instituindo a Semana Municipal de Incentivo à Doação de Órgãos, a ser realizada na última semana do mês de setembro, dando ênfase especial ao dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos.

O projeto é de autoria do vereador Sargento Bentes Papinha (PL) e foi sancionado após aprovação pelos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Durante a semana serão realizadas atividades de promoção e apoio à doação de órgãos e tecidos para realização de transplantes, sensibilização e conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos. As informações serão repassadas através de palestras, simpósios, divulgação na mídia e distribuição de material informativo. As atividades deverão ser realizadas em hospitais, associações, escolas, igrejas e outras instituições da sociedade civil organizada.

As atividades deverão ser amplamente divulgadas e o poder público deverá organizar o calendário de atividades que serão desenvolvidas durante a semana e poderá providenciar material de divulgação sobre o assunto.

“Nosso objetivo é fortalecer a cultura da doação de órgãos na cidade de Manaus. As pessoas precisam saber que uma doação pode ajudar duas, três, quatro pessoas a ter mais saúde e qualidade de vida”, explica o vereador Sargento Bentes Papinha.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente mais de 45 mil pessoas esperam por um transplante no Brasil. Segundo dados da Central Estadual de Transplantes, seis em cada 10 famílias amazonenses se recusam a doar órgãos de parentes com diagnóstico de morte encefálica. A doação de órgãos é fundamental para a realização dos transplantes. Quem tiver dúvidas sobre como ser doador pode acessar o site doeorgaos.am.gov.br.

Leia mais

Mauro Cid deixou mala arrumada e contas pagas com medo de prisão

Matheus Valadares

Bolsonaro indiciado: saiba quais foram os crimes do ex-presidente apontados pela PF

Marcilon Souza

“Estou vivo”, diz Lula sobre plano de assassinato

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais