25.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
Cidade

Feira da FAS realiza roda de conversa sobre masculinidade e machismo

Uma reflexão sobre masculinidade e o papel do homem na desconstrução do machismo é o que propõe a roda de conversa “Eu Homem”, que será realizada neste domingo (16), a partir das 10h, na primeira edição do ano da Feira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O evento tem entrada gratuita e ocorre na sede da instituição, na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro.

A iniciativa surgiu de um grupo de amigos que, experimentalmente, decidiu olhar para a própria educação e costumes, identificando a necessidade de conscientização sobre padrões nocivos atribuídos ao gênero. Ao todo, 10 homens fazem parte do projeto que é intitulado “Sagrado Masculino”.

Um dos líderes do grupo, o jornalista Felipe Nascimento, 33, explica que a ideia é quebrar estereótipos que não estão relacionados ao sexo biológico, mas a uma construção social, promovendo a busca pelo autoconhecimento e entendimento do que é, na verdade, ser homem.

“Começamos oficialmente nossas ações em agosto do ano passado, com um grupo no WhatsApp. Nesse espaço, compartilhamos situações do dia a dia, levantamos discussões e quando percebemos que o assunto está rendendo, marcamos encontros para confraternizar e ampliar o debate. Notamos que, independente do perfil social e econômico, todos acabamos reproduzindo padrões da masculinidade tradicional, que são tóxicos tanto para mulheres quanto para homens”, explica.

A roda de conversa será a primeira ação do “Sagrado Masculino” aberta ao público. No encontro, os participantes serão conduzidos por uma jornada de debates e percepções sobre sua vulnerabilidade, quebrando o silêncio sobre temas como machismo, sexualidade, sentimentos e sensibilidade masculina, entre outros.

O diálogo será promovido em torno dos tópicos “Relatos sobre masculinidade distorcida”, “Buscando a raiz do problema”, “Como reprogramamos esses hábitos” e “Relatos positivos”.

A feira

Além da roda de conversa, a 19ª Feira da FAS será opção para quem quer curtir o Carnaval em família, com uma série de atividades envolvendo cultura, lazer, gastronomia, bem-estar e sustentabilidade. Aproximadamente 100 empreendedores criativos participarão do evento, que ocorre das 8h às 19h.

Quem agita o “bloquinho” são os cantores Adriana Melo, Junior Rodrigues, Andrey San Silver e a banda Pororoca Atômica. A programação ainda inclui aula de ritmos, yoga, meditação e sessões de massoterapia chinesa, espaço kids, oficina de pequenos reparos em bicicletas e feira de verduras, frutas e legumes com produtores familiares locais.

Quem comparecer ao evento também poderá contribuir com a campanha de arrecadação do Amazon Eco Pets, um projeto social sem fins lucrativos que realiza a coleta e venda de tampas plásticas para ajudar animais abandonados, doando o valor a entidades de proteção.

Leia mais

Oportunidade: Sine Manaus divulga 320 vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22)

Marcilon Souza

Feira do Panair é entregue totalmente revitalizada em Manaus

Marcilon Souza

Porto privativo oferece novas oportunidades de emprego em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais