16 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

CCJR aprova PL de Wilker que regulamenta a garantia de atendimento preferencial para idosos em estabelecimentos públicos e privados

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Amazonas (CCJR-Aleam) aprovou nesta sexta-feira, 12, o Projeto de Lei nº 37/2019, que regulamenta o atendimento preferencial aos idosos em estabelecimentos públicos e privados do Estado. A matéria é de autoria do deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) e foi aprovada por unanimidade pelos membros da comissão.

A propositura visa assegurar a rapidez e a facilidade do atendimento preferencial aos idosos, gestantes, lactantes, pessoas acompanhadas por crianças de colo, deficientes e pessoas com mobilidade reduzida. Além da disponibilização de guichês e atendimento exclusivos, fica resguardada a garantia de preferência no atendimento em qualquer dos guichês ou unidades disponíveis para o atendimento ao público em geral.

“Esta propositura irá garantir o bem-estar e a qualidade do atendimento a quem necessita de atendimento preferencial, sem ferir o direito constitucional da livre iniciativa e sem impor ônus às atividades comerciais”, explicou o parlamentar.

A matéria aponta, ainda, a obrigatoriedade de um formulário para reclamações e registros de ocorrências em caso de descumprimento da lei, que acarretará ao infrator o pagamento de 300 Unidades Fiscais de Referência (UFIRs).

O PL prevê que os estabelecimentos devem disponibilizar aos clientes o formulário e o reclamante deve encaminhar a via destinada ao órgão de defesa do consumidor no prazo de até 72 horas.

Em 2017, enquanto exercia o cargo de vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Wilker também foi autor da Lei nº 2.241/2017, que instituiu o atendimento preferencial aos idosos, não somente pela disponibilização de guichês ou unidades de atendimento exclusivo, mas pela garantia de preferência em qualquer um dos pontos de atendimento.

Leia mais

Em Coari, homem é preso por abusar da filha de 11 anos e transmitir IST

Matheus Valadares

Diocese de Humaitá e Defensoria Pública criticam explosões de balsas de garimpo no Rio Madeira

Matheus Valadares

Senadores Omar Aziz e Eduardo Braga criticam ação da PF contra garimpo ilegal em Humaitá

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!