16 de setembro de 2025
DestaquesPolítica

“A Assembleia precisa dar uma resposta à altura do que pede a sociedade”, afirma Wilker, sobre processo de impeachment de Wilson Lima

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) voltou a pedir que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprecie os processos de impeachment ingressados no Parlamento contra o governador do Estado, Wilson Lima (PSC). Em vídeo postado nas suas redes sociais nesta segunda-feira, 15, o parlamentar fez um apelo para que os pedidos de afastamento sejam aceitos pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV).

Para Wilker, a abertura do processo de impeachment contra Lima atenderá ao clamor da sociedade amazonense contra os desmandos e decisões equivocadas da atual gestão.

“Faço um apelo a esta Casa, precisamos apreciar o pedido de impeachment deste governador que maltrata o seu povo. A assembleia precisa dar uma resposta à altura do que pede a sociedade do Amazonas, essa semana é decisiva para abertura de impeachment deste governador assassino”, disse Barreto.

O colapso no sistema de saúde do Amazonas, a malversação do dinheiro público e um ‘mix’ de decisões equivocadas do Governo ditam os processos de impeachment do governador Wilson Lima enviados ao Parlamento. Problemáticas como a falta de medicamentos e insumos nas unidades hospitalares, a ausência de equipamentos para exames, a morte de 32 crianças cardiopatas em 2019 e o atraso de salários dos profissionais de saúde marcam, também, as denúncias feitas contra o Executivo.

Contratos superfaturados e esquemas de corrupção como a compra de 28 ventiladores pulmonares no valor de R$ 2,9 milhões, irregularidades reveladas pela CPI da Saúde, e a recente crise do oxigênio que mataram vários pacientes nos hospitais do Estado, também são alguns dos crimes cometidos pela gestão e que estão citados nos pedidos de impeachment.

Impeachment

Em dezembro de 2019, Wilker ingressou com um pedido de impeachment contra o governador do Estado, Wilson Lima, e seu vice, Carlos Almeida, pelos crimes de responsabilidade e improbidade administrativa. A denúncia se baseou na omissão do Executivo em propor soluções para a grave crise da saúde instalada no Amazonas.  Porém, apesar das graves denúncias detalhadas no documento, a Mesa Diretora da Aleam optou pelo arquivamento do processo de impeachment.

Leia mais

Em Coari, homem é preso por abusar da filha de 11 anos e transmitir IST

Matheus Valadares

Diocese de Humaitá e Defensoria Pública criticam explosões de balsas de garimpo no Rio Madeira

Matheus Valadares

Senadores Omar Aziz e Eduardo Braga criticam ação da PF contra garimpo ilegal em Humaitá

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!