28.3 C
Manaus
18 de setembro de 2025
Política

Deputado chama advogadas de Bolsonaro para processar Omar

O deputado estadual Fausto Junior (MDB-AM) informou que contratará as advogadas do presidente Jair Bolsonaro, Karina Kufa e Luciana Pires, para ingressarem como uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz (PSD-AM). Fausto afirma que o senador teria cometido abuso de autoridade, injúria, ameaças e difamação.

Ouvido na comissão do Senado no dia 29 de junho sobre a CPI da Saúde no Amazonas — da qual foi relator –, o deputado estadual afirmou que os ataques que serão levados ao STF aconteceram durante seu depoimento. A sessão teve diversos momentos de intensa discussão entre ele e Omar Aziz.

Em sua denúncia contra Omar, Fausto Junior diz que o presidente da CPI da Covid teria tentado interrompê-lo de fazer a divulgação das denúncias, perseguido adversários e utilizado a CPI como instrumento para atender a seus interesses políticos.

No depoimento do deputado, os membros do colegiado do Senado questionaram os motivos que levaram a CPI amazonense a não ter indiciado o atual governador do estado, Wilson Lima (PSC). A investigação, realizada de maio a setembro de 2020, visava apurar irregularidades em contratos da Secretaria estadual de Saúde entre 2011 e 2020, período em que Aziz chegou a comandar o governo do Amazonas.

O deputado estadual então respondeu que Aziz teria desviado recursos da saúde no Amazonas enquanto era governador, entre 2010 e 2014, e até citou investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, que apontou o senador como responsável pelo desvio de mais de 250 milhões de reais da pasta.

Leia mais

MDB no Senado rejeita PEC da Blindagem e chama proposta de “impunidade absoluta”

Matheus Valadares

Presidente do União Brasil, Antônio Rueda, aparece em investigações da Operação Carbono Oculto

Matheus Valadares

Eduardo Braga comemora aprovação de MP que garante gratuidade na conta de luz para famílias de baixa renda

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!