16 de janeiro de 2026
AmazonasDestaques

Desembargador proíbe sanção de PL que impede instalação de novos medidores de energia

O desembargador Airton Luís Corrêa Gentil acatou o mandado de segurança impetrado pela Amazonas Energia e impediu, por meio de decisão liminar nesta terça-feira (6), que o Projeto de Lei 267/2022, aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) seja sancionado pelo governador Wilson Lima (União Brasil). A proposta referendada pelo parlamento municipal impede que concessionária instale os novos modelos de medidores de energia elétrica.

De acordo com o magistrado, o PL de autoria dos deputados Sinésio Campos (PT), Fausto Jr (União Brasil) e Carlinhos Bessa (PV), não teve o debate necessário para sua aprovação.

Destaca, ainda, que houve desrespeito ao regimento interno da ALEAM pelo fato dos pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Comissão de Assuntos Econômicos (CAS) terem sido assinados de forma digital e que a matéria não constou na pauta no dia 22 de junho, data em que foi aprovada.

“Pelo exposto, em decorrência do vício formal, defiro do pedido de liminar para impedir a remessa do projeto de lei objeto da impetração ao Poder Executivo, até resolução desta ação”, diz trecho da decisão.

O projeto

O PL 267/2022 proíbe a Amazonas Energia de instalar os medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC), que estavam sendo instalados em Manaus. A propositura prevê multa de 35 salários mínimos em caso de descumprimento.

Leia mais

Filho de Eliza Samudio acusa goleiro Bruno de não pagar pensão há quatro anos

Matheus Valadares

Geekzônia estreia em Manaus e promete imersão no universo gamer e geek

Marcilon Souza

Elisa desiste do Quarto Branco após 65 horas no BBB 26

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!