O Governo do Pará está investigando um caso suspeito de poliomielite em uma criança de 3 anos. A Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) a criança, que é de Santo Antônio do Tauá, testou positivo para o poliovírus (Sabin Like 3), o mesmo que causa a poliomielite.
Segundo o comunicado do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS/SESPA, outros diagnósticos não foram descartados, como por exemplo Síndrome de Guillain Barré. O vírus foi identificado após a criança apresentar sintomas de febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda, no dia 21 de agosto. Após exame, através de fezes, feito no dia 16 de setembro, foi constatado o vírus.
A poliomielite foi registrada no Brasil pela última vez em 1989, ou seja, há 33 anos, na Paraíba.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a pólio está em torno de 60%, quando o preconizado pelo MS é de 95%. Essa meta, no entanto, não está sendo alcançada deste 2015.
Este ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou em 8 de agosto e deveria durar até o dia 8 de setembro, mas foi prorrogada e encerrou no dia 30 do último mês.
A orientação é que crianças de 1 a 4 anos recebam uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no esquema básico.