27.3 C
Manaus
22 de novembro de 2024
BrasilDestaques

Procurador Geral da República pede suspensão de inquérito das fake news

Nesta quarta-feira (27), o procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda o inquérito das Fake News. A medida ocorre após a operação da Polícia Federal (PF) contra um suposto grupo que divulgaria notícias falsas. A informação foi dada pelo jornal O Globo.

De acordo com o veículo, a ação da PF ocorrida nesta quarta surpreendeu a Procuradoria-Geral da República, já que elas foram realizadas “contra ao menos 29 pessoas sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal”.

O pedido foi feito em uma ação apresentada pelo partido Rede Sustentabilidade que questiona o inquérito das Fake News. O ministro Edson Fachin é relator da ação.

Para Aras, é necessário “conferir segurança jurídica” ao inquérito , “com a preservação das prerrogativas institucionais do Ministério Público de garantias fundamentais, evitando-se diligências desnecessárias, que possam eventualmente trazer constrangimentos desproporcionais”.

O PGR também aponta que a leitura das manifestações publicadas nas redes sociais demonstra que, “a despeito de seu conteúdo incisivo em alguns casos”, são “inconfundíveis com a prática de calúnias, injúrias ou difamações contra os membros do STF. Em realidade, representam a divulgação de opiniões e visões de mundo, protegidas pela liberdade de expressão”.

“Na medida em que as manifestações feitas em redes sociais atribuídas aos investigados inserem-se na categoria de crítica legítima – conquanto dura –, ao ver deste órgão ministerial são desproporcionais as medidas de bloqueio das contas vinculadas aos investigados nas redes sociais”, completou Augusto Aras.

O ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito das Fake News no Supremo.

Leia mais

VÍDEO: Carreta pega fogo e outra tomba nas proximidades de Presidente Figueiredo

Matheus Valadares

Mauro Cid deixou mala arrumada e contas pagas com medo de prisão

Matheus Valadares

Advogada é presa com 10 quilos de cocaína na Invasão Celebridade, zona Norte de Manaus

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais