25.3 C
Manaus
3 de abril de 2025
CidadeDestaques

Amazonas registra mais de 7 mil casos de dengue; confira dados

Mais de 7 mil casos de dengue foram registrados no estado, segundo os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgados, nesta quinta-feira (16). De setembro de 2022 até hoje, foram notificados 7.675 casos de dengue e registrados 4 óbitos pela doença.

Na classificação de municípios do Amazonas com maiores taxas de incidência estão: Benjamin Constant (3.710,5), Tonantins (3.445,7), Jutaí (3.223,9), Ipixuna (3.185,6), Humaitá (2.316,6), Atalaia do Norte (1.499,9), Guajará (936,4), Santo Antônio do Içá (708,5), Tabatinga (581,0) e São Paulo de Olivença (541,2).

Atendimento

A FVS-AM destaca que, em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber avaliação médica.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, como o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

Medidas de Prevenção

A melhor forma de evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. A orientação é a adoção da lista de verificações (checklist) semanal, de 10 minutos de duração, em que a população possa agir para identificar os possíveis criadouros, como garrafas, vasos de plantas, pneus, bebedouros de animais, sacos plásticos, lixeiras, tambores e caixas d’água.

Leia mais

Apagão afeta Manaus e interior do Amazonas na noite desta quarta-feira, 3

Matheus Valadares

Estudante é atropelada na faixa de pedestres no bairro Colônia Terra Nova

Matheus Valadares

Ministro Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>