Clubes de dança e esportes de combate (artes Marciais) estão autorizados a retomar as atividades presenciais no Amazonas a partir desta terça-feira (1º). A retomada faz parte do plano de reabertura gradual do comércio e atividades não essenciais, que teve início no dia 1º de junho e acontece por meio de ciclos.
Segundo o Governo do Amazonas, o plano de reabertura foi elaborado com base em indicadores técnicos que comprovam queda nos números da Covid-19 na capital. O Amazonas possui, até esta segunda (31), mais de 120,2 mil casos confirmados do novo coronavírus, com mais de 3,6 mil óbitos pela doença.
O Decreto nº 42.550 reformula o cronograma do Decreto nº 42.330, de 28 de maio, e inclui atividades de cultura, esporte e lazer no plano de reabertura, além disso, prevê a retomada seguindo um protocolo específico de prevenção.
No entanto, alguns clubes já se anteciparam e retomaram as atividades junto com as academias, no dia 29 de julho.
Segundo o gerente de produtos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Jackson Alagoas, fiscalizações seguem sendo realizadas junto da Visa Manaus. Ele diz que, mesmo com a reabertura, as medidas restritivas se mantêm e, que neste momento, é importante contar com o “bom-senso” de cada pessoa na hora do contato físico.
“Quanto maior for o contato físico, maiores são os riscos. Dentro de atividades físicas, é importante que as pessoas vejam a possibilidade de distanciamento. Nesse momento de flexibilização, é importante dar prioridade a atividades que pedem menos contato”, disse.