27.3 C
Manaus
1 de julho de 2025
DestaquesPolícia

Ação da Polícia Federal combate abuso sexual infantojuvenil no Amazonas e em outros 21 estados

Polícia Federal intensifica combate aos crimes cibernéticos

FOTO/DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal (PF) está intensificando suas ações contra os crimes cibernéticos que afetam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (12), a PF deflagrou a Operação Nacional Proteção Integral, buscando prender criminosos em todo o Brasil. O foco principal é a identificação de indivíduos que, na internet, armazenam, compartilham, produzem e vendem material de abuso sexual infantojuvenil.

Nesta operação, as autoridades cumpriram 72 mandados de busca e apreensão em 22 estados, sob a coordenação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da PF. Aproximadamente 340 policiais federais participaram desta ação coordenada. O objetivo é claro: identificar e prender abusadores sexuais de crianças e adolescentes.

A Operação Nacional Proteção Integral demonstra o compromisso da Polícia Federal em defender a dignidade sexual das vítimas. Durante a execução dos mandados,  a PF realizou 17 prisões em flagrante.

 Proteção integral e direitos das crianças

O nome da operação foi escolhido em homenagem ao **Estatuto da Criança e do Adolescente** (Lei Federal nº 8.009/1990), que garante a proteção integral das crianças e adolescentes. De acordo com o artigo 1º, esses indivíduos têm o direito a todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, conforme estipulado no artigo 3º.

Além disso, a Constituição Federal, em seu artigo 227, enfatiza que é “dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.

Os crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil causam sérios danos às vítimas. Por isso, a operação é uma forma da Polícia Federal cumprir os dispositivos constitucionais e legais que garantem a proteção integral e a prioridade às vítimas.

Alerta aos pais e responsáveis

A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no ambiente virtual e físico. Proteger as crianças e adolescentes dos riscos de abusos sexuais é essencial. A prevenção é a chave para garantir a segurança e o bem-estar dos jovens.

 

 

Leia mais

Polêmica após vitória do Garantido no Festival de Parintins 2025 envolve jurados e acusações de manipulação

Matheus Valadares

Copa da Floresta 2025: Arbitragem de nível FIFA marca abertura histórica entre Manicoré e Borba

Marcelo Maciel

Justiça Eleitoral cassa mandato de Elan Alencar por fraude à cota de gênero

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!