27.3 C
Manaus
12 de maio de 2024
DestaquesMundo

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

Foto: Divulgação

Na madrugada desta sexta (8), o Bird Studio confirmou a morte de Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, aos 68 anos. Apesar da informação ter sido divulgada somente neste momento, o lendário mangaká faleceu no dia 1º de março.

Foto: Divulgação/Redes sociais

O motivo da morte foi divulgado como hematoma subdural, quando ocorre o aumento da pressão cerebral devido a um vazamento de sangue dentro do crânio. De acordo com uma declaração oficial, o funeral ocorreu de forma discreta, somente com familiares e amigos mais próximos do autor.

Dragon Quest tem a marca inconfundível de Akira Toriyama

Além de criar o mangá de Dragon Ball, Akira Toriyama também conquistou uma legião de fãs com seus outros trabalhos. Nos games, o artista era responsável pelo visual dos personagens da franquia de RPG japonês Dragon Quest, da Square Enix.

Outra obra que ganhou notoriedade recentemente é Sand Land, um mangá de volume único que está sendo adaptado em jogo, previsto para 25 de abril, e anime, que estreia no Star+ em 20 de março.

Mesmo no auge de seus sessenta anos, Toriyama ainda estava envolvido na produção de novos mangás da franquia Dragon Ball e nas artes de Dragon Quest XII, confirma o Bird Studio, fundado pelo mangaká. Assim, existe a chance que material inédito seja publicado nos próximos meses para acalentar o coração dos fãs.

Por meio da assessoria do mangaká, a família pede privacidade neste momento difícil. E, como último desejo do próprio Akira Toriyama, também é solicitado que fãs não enviem flores, presentes, visitas no cemitério e oferendas.

O texto segue: “No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo”.

Nascido em Nagoya, em 1955, Toriyama começou cedo a brincar com nanquim. O primeiro mangá com que ele trabalhou foi Awawa World, em 1977, mas o título nunca chegou a ser comercializado. O mesmo vale para seu segundo trabalho, Mysterius Rain Jack, lançado no ano seguinte.

Leia mais

Sem vergonha, homem se esfrega em mulher durante show evangélico; vídeo

Marcilon Souza

VÍDEO: Homem é executado a tiros e cai em rip-rap no bairro Compensa

Marcilon Souza

Motorista alcoolizado colide contra viatura da PM ao avançar sinal, em Manaus

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais