O Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), disponibilizará em 2026 a infraestrutura esportiva sob sua administração para apoiar clubes amazonenses em competições estaduais, regionais e nacionais. Os estádios Arena da Amazônia, Carlos Zamith e Ismael Benigno (Colina) receberão jogos de futebol masculino e feminino.
O Campeonato Amazonense 2026 terá oito clubes: Amazonas, Nacional-AM, Manaus, Manauara, Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo-AM e Itacoatiara. A abertura será em 10 de janeiro, com Amazonas x São Raimundo na Arena da Amazônia.
Na Copa do Brasil, o estado terá quatro representantes: Amazonas, Nacional-AM, Manaus e Manauara. Amazonas e Nacional-AM disputarão a Copa Verde, enquanto Nacional-AM, Manaus e Manauara estarão na Série D e o Amazonas na Série C.
No futebol feminino, Instituto 3B e Itacoatiara jogarão na Série A2, e Penarol-AM na Série A3 do Campeonato Brasileiro. O secretário Diego Américo ressaltou que a estrutura dos estádios é patrimônio do povo e garantirá condições adequadas para treinos e jogos.
