A Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD) repúdio às declarações proferidas pelo vereador Dione Carvalho de ataques à imprensa durante a sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizada nesta quarta-feira (13).
Durante o decorrer da sessão, o vereador fez insinuações infundadas sobre determinados portais de notícias, sugerindo que estes veículos estariam propagando fake news sobre os vereadores da cidade. Tal afirmação não apenas carece de fundamentação sólida, mas também representa uma afronta à liberdade de imprensa e ao trabalho ético e responsável dos profissionais jornalísticos.
É extremamente preocupante quando autoridades públicas tentam impor limite a liberdade de expressão e manipular a opinião pública, especialmente em um contexto em que a disseminação de informações falsas e a desinformação são desafios enfrentados pela sociedade.
É valido ressaltar o posicionamento firme do presidente da CMM, Caio André, que rejeitou veementemente as insinuações de Dione Carvalho. Caio André enfatizou que a Câmara não tem autoridade para determinar o editorial de nenhum veículo de comunicação, respeitando assim a legislação que regula a liberdade de imprensa e a livre iniciativa.
É importante ressaltar que esta não é a primeira vez que o vereador Dione Carvalho ataca a imprensa e tenta impor uma mordaça aos profissionais. Tal comportamento é inaceitável e merece o mais firme repúdio por parte da sociedade civil e das instituições comprometidas com a democracia e os direitos fundamentais.
A liberdade de imprensa é um pilar fundamental da democracia, e é imperativo que todas as autoridades públicas a respeitem e protejam.
Marcelo Generoso,
Presidente da Associação Nacional de Jornalismo Digital (ANJD)