27.3 C
Manaus
15 de março de 2025
Política

Assembleia aprova projeto e dezembro passa a ser mês de combate ao câncer de pele

Câncer de Pele Foto: Reprodução Internet
Câncer de Pele Foto: Reprodução Internet

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou o Projeto de Lei n° 168/2019, que institui dezembro como o mês de combate ao câncer de pele no Estado. O período já era utilizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para promover campanha de prevenção junto à população. A matéria foi apresentada pelo deputado Dr. Gomes (PSC), que é membro da Comissão de Saúde e Previdência da Aleam.

“Através desta divulgação, teremos mais chance de diagnóstico precoce, para que todos os órgãos de saúde possam trabalhar preventivamente e também encaminhar os casos para os hospitais competentes, como a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a Fundação Alfredo da Mata, para tratamento”, explicou.

O parlamentar lembrou a predisposição dos amazonenses em desenvolver a doença por conta do clima. “O nosso clima é muito quente, o trabalhador se expõe muito à incidência dos raios solares. Daí a importância de se reforçar os cuidados com a pele e a relevância do projeto, mas a boa notícia o câncer de pele, se diagnosticado precocemente, tem grande chance de cura. Por isso, é fundamental a divulgação da campanha para que toda a população do Amazonas possa se prevenir e tratar os casos que venham a aparecer, aumentando aí as chances de cura em até 90% através desta divulgação”, defendeu.

Números

De acordo com pesquisas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos no Brasil correspondem ao câncer da pele, até julho de 2019 foram identificados 505 casos de pele no Amazonas, segundo a Fundação Alfredo da Mata.

Existem três tipos de câncer de pele com maior ocorrência, como o carcinoma basocelular, que aparece nos braços, rosto e orelhas; o carcinoma espino celular e o melanoma maligno, sendo este último com uma forma de verruga, às vezes irregular, com mudança de coloração ao longo do tempo.

Curiosidade

De acordo com Dr. Gomes, a cor escolhida para a campanha leva esse nome porque o desenho da superfície da laranja (fruta) se assemelha a da pele, assim como a forma arredondada da laranja remete à forma comum de alguns tipos de manchas na pele indicativas de câncer.

Leia mais

Jair Bolsonaro no banco dos réus? STF define julgamento para o dia 25 de março

Matheus Valadares

Senado aprova projeto para reforçar proteção a mulheres vítimas de violência doméstica

Marcilon Souza

Lula pediu a Gleisi que selasse trégua com Haddad, dizem aliados

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!