26.3 C
Manaus
25 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Barroso aceita pedido do TRE e adia eleições em Macapá

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, aceitou um pedido feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) e adiou as eleições municipais em Macapá, capital do estado, que aconteceriam junto com o primeiro turno em todo o país neste domingo (15) e com o segundo turno no dia 29. A decisão foi tomada na quarta-feira (11).

A definição tomada por Barroso agora vai a referendo, pelo plenário do TSE, nesta quinta-feira (12). O pedido de adiamento foi feito também na quarta pelo TRE-AP. Na ação, o tribunal argumentou que o adiamento deveria se dar “até o restabelecimento regular da energia elétrica” no município.

Ao analisar o pedido, Barroso decidiu que, tendo consultado todos os demais membros do tribunal, suspenderia “a realização das eleições municipais de Macapá/AP, até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população.”

– Esclareço que a suspensão abrange a previsão de realização do 1º e do 2º turnos, marcados para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente, ficando a designação de novas datas submetida a ato posterior. Determino que sejam adotadas as providências para a exclusão da carga das urnas em todo o município – afirmou o ministro

Barroso também destacou que a legislação eleitoral permite a remarcação do pleito em caso de “impossibilidade fática de realização da votação” em seções eleitorais “em número significativo”. Segundo o ministro, cabe ao tribunal eleitoral local definir a nova data de votação.

Leia mais

Nikolas Ferreira critica Lula após fala sobre traficantes serem “vítimas dos usuários”

Matheus Valadares

Briga em motel de Manaus termina com feridos, hospital e investigação policial

Matheus Valadares

Após 30 anos, Palmeiras sofre maior derrota na Libertadores

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!