26.3 C
Manaus
26 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Bolsonaro indica nome de Jorge Oliveira para ministro do TCU

O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Senado Federal, nesta quarta-feira (7), o nome de Jorge Oliveira, atual ministro da Secretaria-Geral, para ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União. Oliveira, que chegou a ser cotado para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), deve se tornar ministro no TCU.

A vaga no TCU será aberta com a aposentadoria do ministro José Múcio Monteiro. Múcio antecipou sua aposentadoria em 2 anos 9 meses, quando sairia do cargo compulsoriamente por ter atingido a idade máxima da função, que é de 75 anos.

A análise, de maneira geral, indica que o nome Oliveira será facilmente aprovado pelo Senado, onde deverá ser sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e ter seu nome aprovado pelo plenário.

O Tribunal de Contas da União é composto por nove ministros, seis deles indicados pelo Congresso Nacional e três pelo presidente. Desses três, um é escolhido diretamente por Bolsonaro e outros dois são indicados por auditores e membros do Ministério Público, que atua junto ao TCU.

Oliveira tem 45 anos e, se aprovado, poderá ficar no cargo pelos próximos 30 anos, quando atingir a idade máxima para a aposentadoria compulsória.

Leia mais

Flamengo aplica goleada histórica de 8 a 0 sobre o Vitória e dispara na liderança do Brasileirão

Matheus Valadares

‘Cebolinha’ é preso por matar venezuelano após suposta ‘talaricagem’ no bairro Coroado

Matheus Valadares

Com articulação de Omar Aziz, Barcelos recebe novo porto sustentável com energia solar

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!