A cirurgia de Jair Bolsonaro (PL) chegou ao fim neste domingo, 13, no Hospital DF Star, em Brasília (DF). A esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, anunciou o término do procedimento, que durou cerca de 11 horas em suas redes sociais.
“Cirurgia concluída com sucesso. A Deus, toda honra e toda glória. Estou indo para a sala de extubação, onde poderei vê-lo”, escreveu Michelle. Logo em seguida, a equipe médica realizará uma coletiva para fornecer mais informações sobre o quadro de saúde de Bolsonaro.
A cirurgia, uma laparotomia exploradora, visa liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. De acordo com o boletim médico, o procedimento foi necessário, pois exames detectaram a persistência de uma suboclusão intestinal. Essa condição, portanto, dificulta a passagem de gases e fezes.
A equipe médica de Bolsonaro informou que a operação seria extensa. Isso acontece devido às várias intervenções cirúrgicas que o ex-presidente sofreu desde a facada em 2018.
Além disso, o mal-estar que levou Bolsonaro ao hospital começou durante uma viagem ao Nordeste. Na sexta-feira, 5, ele passou mal durante um evento no Rio Grande do Norte.
Após ser atendido no Hospital Rio Grande, ele foi transferido de UTI aérea para Brasília. A previsão de alta ainda segue indefinida.