16 de fevereiro de 2026
AmazonasDestaques

Buscas por vítimas do naufrágio no Encontro das Águas entram no terceiro dia com apoio de sonares e helicóptero

Fotos: Reprodução Secom e Mauro Neto/Secom

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas realizou neste domingo (15/02) mais um dia de buscas pelos desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, no Encontro das Águas. A força-tarefa do Governo do Estado já percorreu mais de 10 quilômetros rio abaixo, mobilizando 25 mergulhadores, seis embarcações, drones e um helicóptero.

A princípio, as buscas foram paralisadas no início da noite e serão retomadas na manhã desta segunda-feira (16/02). Em coletiva, o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, destacou a complexidade da operação. Segundo ele, fatores como correntes de arrasto, diferença de densidade entre os rios, formação de redemoinhos e condições meteorológicas dificultam o trabalho. “Hoje, por exemplo, caiu uma chuva torrencial e praticamente inviabilizou a operação na parte da tarde”, afirmou.

Apoio de São Paulo e uso de sonares

O CBMAM informou que a operação utiliza três sonares subaquáticos, sendo dois para leitura do leito do rio e um para detecção de metais. Os equipamentos vieram do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, junto com cinco militares. Portanto, a ação reforça a a atuação conjunta em operações de alta complexidade.

Desde o registro do naufrágio, na última sexta-feira, a força-tarefa reúne ainda a Defesa Civil, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, Polícia Militar, Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública.

Atendimento às famílias

A partir desta segunda-feira (16/02), o posto de atendimento aos familiares passa a funcionar no Porto Privatizado de Manaus, das 8h às 18h. Técnicos da Seas e do CBMAM prestarão informações e apoio psicossocial.

A secretária adjunta da Seas, Selma Melo, afirmou que assistentes sociais e psicólogos estão disponíveis para orientar as famílias. Uma equipe da Prefeitura de Nova Olinda do Norte também atua na base do Roadway.

Situação das vítimas

Até o momento, sete pessoas seguem desaparecidas e dois óbitos foram confirmados. De acordo com a SES, cinco adultos deram entrada na rede estadual de saúde, receberam atendimento médico e já tiveram alta.

As buscas continuam nesta segunda-feira, com expectativa de avanço nas operações diante das condições do rio e do clima.

Leia mais

Instituto 3B anuncia retorno de João Carlos Cavalo para buscar acesso à elite em 2026

Matheus Valadares

Carro invade parada de ônibus e mata idoso na avenida Cosme Ferreira

Matheus Valadares

Polícia prende trio com 1,1 tonelada de drogas no bairro Colônia Antônio Aleixo

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!