26.3 C
Manaus
16 de dezembro de 2025
DestaquesPolítica

Câmara aprova aumento de vagas na bancada federal em 2027

Mudança visa acompanhar crescimento populacional, preservando o tamanho das bancadas

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de terça-feira (6), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 177/23, que aumenta de 513 para 531 o número de vagas na Casa Legislativa a partir de 2027. Essa mudança acompanha o crescimento populacional, porém mantém o tamanho das bancadas que perderiam representantes segundo o Censo de 2022.

O texto seguirá para o Senado, com um substitutivo elaborado pelo relator deputado Damião Feliciano (União-PB). Em vez de usar o cálculo proporcional previsto na Lei Complementar 78/93 — revogada pelo novo texto —, o relator adotou uma abordagem política. “Estamos falando de um acréscimo modesto de 3,5%, enquanto a população cresceu mais de 40% nos últimos 40 anos”, afirmou.

Segundo Damião Feliciano, reduzir o número de representantes também implica na diminuição de recursos via emendas parlamentares. Assim, a desigualdade regional pode aumentar, especialmente no Nordeste, que perderá oito vagas. “Perder cadeiras significa perder peso político na federação e, consequentemente, recursos”, alertou o deputado.

A necessidade de revisar a distribuição de cadeiras surgiu após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto de 2023. O tribunal acatou ação do governo do Pará, que apontou omissão do Legislativo na atualização do número de deputados de acordo com a mudança populacional, conforme determina a Constituição Federal.

Leia mais

Prefeitura de Manaus melhora mobilidade com obras de recuperação asfáltica em Tancredo Neves e São José

Matheus Valadares

Economia brasileira recua 0,3% em outubro; recuo é o segundo consecutivo

Matheus Valadares

Deputado Antônio Doido lança celulares pela janela durante operação da Polícia Federal

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!