27.3 C
Manaus
18 de agosto de 2025
DestaquesPolítica

Câmara dos Deputados propõe multas para uso de bebês reborn em benefícios sociais

Projeto de Lei busca coibir o uso de bonecas hiper-realistas para obter privilégios indevidos e proteger os direitos das crianças reais

FOTO/REPRODUÇÃO

A Câmara dos Deputados recebeu nesta quinta-feira (15) um projeto de lei que visa aplicar multas a quem utilizar bebês reborn — bonecas hiper-realistas — em benefícios sociais. A iniciativa é do deputado federal Zacharias Kalil (União-GO).

De acordo com o texto do projeto, as penalidades variam entre cinco e vinte salários mínimos (de R$ 7.590 a R$ 30.360). Além disso, os critérios baseiam-se na gravidade da infração, aganhos obtidos com a prática, na condição econômica do infrator e na reincidência.

Posteriormente, os valores arrecadados terão destinação aos fundos municipais, estaduais, distritais e nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, fortalecendo a proteção social.

O tema ganhou destaque nas redes sociais após a viralização de vídeos que mostram pessoas usando bebês reborn em situações do cotidiano. Em alguns casos, pessoas usavam as bonecas hiperrealistas em situação do dia a dia, como atendimento médico. O caso gerou debates sobre a ética e a legalidade dessa prática.

Justificativa e regulamentação

Segundo o autor do projeto, Zacharias Kalil, o uso de bonecas reborn para acessar privilégios destinados a crianças reais “afronta a boa-fé objetiva que deve reger as relações sociais e de consumo”. Além disso, essa prática pode sobrecarregar os serviços públicos, especialmente unidades de saúde, atrasando o atendimento de crianças que realmente necessitam de cuidados urgentes.

Além do projeto de Kalil, outros dois textos foram protocolados na Câmara nesta quinta-feira. Um deles propõe proibir atendimentos médicos a bonecas reborn em instituições públicas e privadas. Já o outro sugere critérios para o acolhimento psicossocial de pessoas que desenvolvem vínculos afetivos intensos com essas bonecas.

Repercussão na cultura e nas redes sociais

Paralelamente, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou um projeto que cria o “Dia da Cegonha Reborn”, para homenagear artesãs que confeccionam essas bonecas. Consequentemente, essa iniciativa também gerou repercussão nas redes sociais, onde muitos usuários questionaram o sentido de institucionalizar essa prática, levantando debates sobre seus impactos sociais e culturais.

 

 

Leia mais

Carlos Bolsonaro critica governadores da direita e acusa oportunismo político

Matheus Valadares

Câmara dos Deputados debate segurança de crianças na internet nesta semana

Matheus Valadares

Idosa é encontrada morta no bairro Monte das Oliveiras

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!