A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou por 32 votos a 2, o parecer que recomenda a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). Com a decisão, o caso segue para análise do plenário ainda hoje. Desse modo, será necessário o apoio de pelo menos 257 dos 513 parlamentares para confirmar a perda do mandato.
A CCJ rejeitou o relatório inicial de Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendia a manutenção do mandato da deputada. O texto derrotado alegava falta de provas suficientes, citava suposta perseguição política por parte do Supremo Tribunal Federal (STF) e mencionava um princípio que o relator chamou de “in dubio pro mandato”.
Após a derrubada do parecer original, os deputados aprovaram uma nova versão, elaborada por Cláudio Cajado (PP-BA), recomendando a cassação. A mudança ocorreu após a substituição de seis membros do União Brasil na CCJ. Ademais, oposicionistas afirma que tal movimento é consequência de uma articulação para assegurar maioria favorável à perda de mandato.
Na terça-feira (9), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a votação final aconteceria ainda nesta quarta, mantendo o ritmo acelerado da tramitação.
