32.3 C
Manaus
28 de junho de 2024
CidadeDestaques

Centro de Zoonoses da prefeitura realiza agendamento para castração de gatos na zona Norte

Fotos - Divulgação/Semsa

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, da Prefeitura de Manaus, vai realizar sexta-feira, 26/1, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, bairro Cidade Nova (zona Norte), o agendamento para castração de gatos. Os interessados devem procurar o Centro de Convivência, às 9h, apresentando documento de identidade.

Na programação, serão oferecidas 60 vagas e o procedimento cirúrgico será agendado para o período de 29 a 31 de janeiro, no período da tarde, na Unidade Móvel do CCZ, instalada no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola.

O diretor do CCZ, médico veterinário Rodrigo Araújo, informa que o serviço é direcionado para a castração de felinos (gatos e gatas), a partir de cinco meses de idade e com bom estado de saúde, e que a ação faz parte da intensificação do trabalho de combate à esporotricose.

“O objetivo da castração é o controle reprodutivo e o populacional dos animais que estão na rua, que são mais suscetíveis a contrair a doença. Os gatos, por suas características naturais, estão mais expostos ao risco de transmissão. Eles são territoriais e têm mais o hábito de sair na rua, entram no cio e saem de casa para acasalar. Então, têm mais contato com outros animais que podem transmitir a doença. A castração ajuda a reduzir as saídas para a rua, já que o animal fica menos agressivo e não acasala, além de ajudar a reduzir o número de animais abandonados nas ruas”, explica Rodrigo Araújo.

Segundo o planejamento do CCZ, a intenção é realizar a ação de castração em todas as zonas de Manaus, intensificando nos próximos 90 dias o trabalho que o CCZ realiza relacionado ao combate à esporotricose.

A esporotricose é uma zoonose que pode afetar pessoas e animais, especialmente gatos, causada por fungos do gênero Sporothrix. Em animais, os sintomas mais comuns são feridas profundas na pele (úlceras), que não cicatrizam e se espalham rapidamente. Os sintomas iniciais em humanos são lesões similares a uma picada de inseto.

O fungo da esporotricose pode ser transmitido aos animais e às pessoas pelo contato com materiais contaminados, como casca de árvores, palha, farpas, espinhos ou terra. Em contato direto, o animal contaminado transmite a doença por meio de arranhões, mordidas ou contato com a pele lesionada. A doença tem tratamento e, na maioria dos casos humanos e em animais, pode ser feito com a administração de antifúngico.

Leia mais

Homem é resgatado após ficar soterrado em obra na sua própria casa, em Manaus

Marcilon Souza

Prefeito recebe veículos do governo federal para reforço do Sistema Único de Assistência Social

Marcilon Souza

Aeroporto de R$ 10 milhões segue inacabado e moradores de Pauini voltam a denunciar prefeito Renato Afonso

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais