Nesta quarta-feira (28/05), a partir das 20h30, ciclistas de Manaus irão realizar um ato público em defesa da bicicleta como meio de transporte e pela paz no trânsito. Essa mobilização faz parte das ações do movimento Maio Amarelo e acontecerá na Avenida Constantino Nery, em frente ao Centro de Convenções Vasco Vasques.
Primeiramente, A previsão é que mais de 150 ciclistas participem da manifestação. Um dos grupos confirmados é o projeto Pedala Livre, que iniciará sua concentração às 19h. A saída tem previsão para às 20h, da Rua Rafael Assayag, nº 82, no bairro Alvorada 1.
Além disso, os participantes levarão balões amarelos, faixas e equipamentos de som. O intuito é chamar a atenção da população e das autoridades sobre:
- A importância do respeito ao ciclista
- Construção de um trânsito mais seguro.
Fernando do Pedala afirma: “Queremos convidar todos os ciclistas para estarem presentes neste importante ato. Precisamos que a bicicleta seja vista e respeitada no trânsito. Assim, podemos conscientizar o povo manauara e sensibilizar o poder público sobre a necessidade de políticas públicas que reduzam acidentes e mortes de ciclistas em Manaus.”
Portanto, o percurso do Pedala Livre seguirá pela Avenida Desembargador João Machado (Franceses) até a Avenida Constantino Nery. Após o ato principal, os ciclistas continuarão pedalando em direção à Bola das Letras, passando pelo Prosamim e encerrando a manifestação com um protesto pelas ruas do bairro Alvorada.
Este evento faz parte do movimento global Maio Amarelo. O objetivo é promover a conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, com foco no comportamento seguro e no respeito à vida.