21 de outubro de 2025
DestaquesPolítica

Cobrança de bagagens volta ao debate no Congresso

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) voltou a destacar, nesta semana, a necessidade de derrubar o veto presidencial de 2022 que impediu a proibição da cobrança de bagagens despachadas por companhias aéreas. O tema ainda aguarda votação no Congresso Nacional e é alvo de forte pressão popular.

A emenda, aprovada pelos parlamentares naquele ano previa isenção de taxa para bagagens de até 23 kg em voos nacionais e 30 kg em voos internacionais. O dispositivo foi vetado pelo então presidente Jair Bolsonaro, sob a justificativa de interferência na política comercial das empresas aéreas.

Desde 2017, as companhias podem cobrar pelo despacho de bagagens. Segundo Motta, a promessa das empresas era de que diminuíssem o valor das passagens aéreas, mas isso não se concretizou. “O que vimos foi o contrário. As passagens estão cada vez mais caras, e o passageiro ainda tem que pagar para despachar sua mala”, criticou o deputado.

Além disso, outros projetos também voltaram ao radar da Câmara, como:

  • PL 61/2019, de autoria do deputado Fred Costa (PRD-MG), que proíbe condomínios residenciais de impor restrições à permanência de animais domésticos nas unidades e áreas comuns. A proposta visa proteger o direito de tutores e garantir convivência harmônica;
  • PLP 124/2022, oriundo do Senado, que propõe alterações na atuação do Fisco (Receita Federal e secretarias estaduais/municipais de Fazenda). O projeto visa prevenir e solucionar conflitos tributários e aduaneiros de forma mais eficiente e menos litigiosa.

 

 

 

Leia mais

Jovem desaparecido há dias é encontrado morto em estrada de Novo Airão

Matheus Valadares

Fermín López brilha com hat-trick e Barcelona goleia Olympiacos por 6 a 1 na Champions

Matheus Valadares

Gaby Spanic diz que agrediu Tamires em A Fazenda 17 para ser expulsa

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!