30.3 C
Manaus
21 de novembro de 2024
DestaquesPolítica

Conselho Tutelar de Pauini não participa do Fórum Estadual devido à dívida da prefeitura com empresa de viagens aéreas

Sede do Conselho Tutelar de Pauini / Ao centro, Renato Afonso, prefeito de Pauini (FOTO/REPRODUÇÃO).

O Conselho Tutelar de Pauini não participará, pelo terceiro ano consecutivo, do Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares do Amazonas (FECTAM). A confirmação veio através de uma nota do Conselho, nessa segunda-feira (8).

Segundo os conselheiros, no dia 01 de julho, o Conselho Tutelar comunicou a prefeitura, via ofício, o pedido de três de passagens. Após o encaminhamento, o Conselho manteve contato, porém, a solicitação era passada de pessoa para pessoa, sem solucionar o pedido.

Ontem, os conselheiros foram à prefeitura e receberam a informação de que não poderiam viajar. O motivo, segundo a nota, seria porque a Prefeitura de Pauini estava em dívida com a empresa que faz a compra de passagens aéreas.

Este ano, o seminário da FECTAM aborda o tema “Sistema de garantia de direitos: encontro e formação para a rede de proteção”. O evento acontecerá entre os dias 10, 11 e 12 de julho, no auditório Belarmino Lins, Aleam.

Prefeitura violou garantias constitucionais

O descaso com o Conselho Tutelar é uma reclamação antiga dos pauinienses. Em 2022, o Ministério Público do Amazonas moveu uma Ação Civil Pública contra o prefeito Renato Afonso. Na época, a promotora de justiça substituta, Danielly Christini Samartin Gouveia de Andrade, apontou para a falta de comprometimento do município em proteger crianças e adolescentes.

Desde a primeira constatação, ainda em 2020, que o Conselho Tutelar de Pauini não recebe reforma e está inadequado para o atendimento. Os espaços são reduzidos, há precariedade nas instalações elétrica e hidráulica, não há isolamento acústico nas salas de entrevista. O local apresenta também diversas infiltrações e, quando chove, as salas ficam encharcadas.

No dia 3 de março de 2021, membros do conselho tutelar tiveram uma reunião com Renato Afonso. As reivindicações apresentadas eram: reforma no prédio, demandas da área urbana e rural do município, bem como aumento salarial.

A resposta do prefeito foi negativa. Na reunião, Renato alegou que a enchente do Rio Purus era a prioridade no momento, pois atingiu várias famílias. Até hoje, o Conselho Tutelar não recebeu o mínimo de atenção na gestão de Renato Afonso.

Estrutura do prédio apresenta infiltrações – Foto/Portal Am Digital

 

Veja a Ação Civil Pública.

Leia mais

GAO Recebe Mocidade Independente do Coroado para Gravação do Clipe de Carnaval 2025

Matheus Valadares

Prefeitura de Manaus trabalha com duas frentes de serviços na avenida Mário Ypiranga Monteiro

Matheus Valadares

VEJA: Jovem sofre gr@ve acid3nte após veículo capotar 5 vezes na Av. Brasil

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais