25.3 C
Manaus
19 de abril de 2024
Amazonas

Cursos profissionalizantes da Unidade de Internação Feminina unem adolescentes e comunidade

A Unidade de Internação Feminina (UIF), gerida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), está com dois cursos profissionalizantes voltados tanto para adolescentes que cumprem medidas socioeducativas quanto para o público feminino que vive nas proximidades do prédio, localizado no bairro Alvorada, zona centro-oeste. A ação traz benefícios como a ressocialização e quebra de preconceitos dentro do sistema socioeducativo.

Atualmente, a unidade está com capacitações nas áreas de informática e depilação. O curso de depilação, aplicado pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), tem a duração de 150 horas. Quinze alunas estão aprendendo sobre segurança higiênica, empreendedorismo, organização do espaço de trabalho, além dos procedimentos de depilação feminina e masculina completa. As aulas tiveram início no dia 2 de setembro e terão encerramento em 11 de novembro, quando as alunas sairão com certificado do Cetam e aptas a trabalharem em salões e clínicas.

Enquanto isso, o curso de informática tem a totalidade de 80 horas. A capacitação teve início no dia 10 de agosto e se encerra no dia 24 de setembro. Onze alunas estão participando, sendo nove da comunidade, uma adolescente que está em semiliberdade e uma da internação. As aulas são voltadas para o ensino de pacote Office e internet. A formação também é realizada pelo Cetam.

O secretário titular da Sejusc, William Abreu, explica que um dos pilares da socioeducação é preparar as internas para a vida fora do centro por meio de atividades que incentivem o empreendedorismo. Além disso, segundo o gestor da Sejusc, é importante que ocorram cursos nas unidades socioeducativas para que preconceitos com os espaços sejam combatidos, mostrando para a sociedade como um todo que os centros são ambientes de mudanças de vidas.

A diretora da UIF, Keila Campos, destaca que os cursos têm um grande papel de ressocialização das meninas com a sociedade. “É importante a comunidade aqui dentro da unidade porque já começa o trabalho de ressocialização das adolescentes. Quando trazemos a comunidade, as meninas começam a ter um contato diferente com o mundo em que elas viviam antigamente”.

Sistema socioeducativo – A Sejusc tem como responsabilidade coordenar os trabalhos nos Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente, Dagmar Feitosa, Semiliberdade Masculino, Unidade de Internação Feminina e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina.

Além da educação regular, os espaços trazem ações extracurriculares como rodas de conversa, acompanhamento psicológico, aconselhamento individual, oficinas terapêuticas, palestras, cursos profissionalizantes e atividades esportivas.

Leia mais

Homem cria perfil falso nas redes sociais para estuprar adolescente em Rio Preto da Eva

Matheus Valadares

Prefeitura promove capacitação para profissionais da saúde em Presidente Figueiredo

Central de Jornalismo 2

VÍDEO: Jovem é cruelmente assassinado por irmãos no município de Envira

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais