Depois de enfrentar aproximadamente 250 dias nadando pelos rios da Amazônia, o ativista ambiental colombiano Wilber Honorio Muñoz, conhecido como “Homem-Peixe” ou “Super-H”, desembarcou em Parintins na manhã desta quinta-feira (25). A chegada à Ilha Tupinambarana representa mais um marco de uma jornada dedicada à conscientização sobre a preservação dos rios amazônicos.
A expedição começou em Tabatinga, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Desde então, Wilber percorreu centenas de quilômetros pelo rio Solimões. Assim, ele visitou comunidades ribeirinhas e levou uma mensagem de combate à poluição, especialmente ao descarte de resíduos plásticos nas águas da Amazônia.
Durante a viagem, o ativista promoveu ações de educação ambiental e conversou com moradores sobre a importância da conservação dos rios e da floresta, chamando atenção para os impactos que o lixo causa ao ecossistema amazônico.
Além da missão ambiental, Wilber aproveitou a chegada a Parintins para realizar outro sonho: conhecer de perto o Festival Folclórico, considerado uma das maiores manifestações culturais do Brasil.
Encantado com a tradição dos bois-bumbás, o colombiano ainda não decidiu qual agremiação irá apoiar. Nas redes sociais, entrou no clima da rivalidade saudável entre Caprichoso e Garantido e pediu ajuda aos internautas.
“Estou gostando muito dessa história dos bois. Ainda estou neutro, mas quero chegar torcendo por um dos dois. Me ajude a escolher e me conte por quê”, escreveu.
Enquanto aguarda os argumentos dos torcedores, o “Homem-Peixe” segue celebrando não apenas a chegada ao destino, mas também a oportunidade de unir sua causa ambiental à riqueza cultural da Amazônia em um dos eventos mais emblemáticos da região.
