21 de abril de 2025
BrasilDestaques

‘Democracia em Vertigem’ disputa Oscar de documentário

A diretora Petra Costa vai representar o Brasil no Oscar 2020: seu mais recente trabalho, Democracia em Vertigem, foi indicado ao prêmio de documentário nesta segunda-feira (23). No total, quatro dos cinco documentário na disputa são dirigidos ou codirigidos por mulheres.

Além de Democracia em Vertigem, são eles Indústria Americana, de Julia Reichert e Steven Bognar; For Sama, de Waad Al-Khateab e Edward Watts; e Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov – este último também o único trabalho dirigido por uma mulher indicado na categoria de filme internacional.

O quinto indicado ao prêmio de documentário é The Cave, de Firas Fayyad. Neste ano, 54 dos 159 filmes inscritos na disputa pelo Oscar de documentário eram dirigidos ou codirigidos por mulheres, uma proporção de cerca de 34%, abaixo dos 40,3% registrados em 2018. Em 2017, o índice foi de 35%, e em 2016, de 32%.

Vale lembrar que nenhuma mulher foi indicada ao Oscar 2020 na categoria de direção e que Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig, é o único longa dirigido por mulher na disputa pelo prêmio de melhor filme.

Democracia em Vertigem foi produzido pela Netflix e exibido na competição internacional de documentários do Festival de Sundance. O filme faz um retrato do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, finalizado em agosto 2016, e da ascensão de Jair Bolsonaro.

É o terceiro longa de Petra Costa, diretora de Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015).

Antes dela, a diretora brasileira Tetê Vasconcellos concorreu ao prêmio de documentário com El Salvador: Another Vietnam (1981), codirigido por Glenn Silber. Em 2010, Lixo Extraordinário, codirigido por Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim disputou o prêmio de documentário – no entanto, apenas Walker e o produtor Angus Aynsley foram creditados como indicados no site da Academia.

Fonte: Mulher no Cinema

Leia mais

Repórter da Band quase tem celular furtado ao vivo na Faria Lima

Marcilon Souza

Homem com HIV é preso por estuprar adolescente após marcar encontro pelas redes sociais

Marcilon Souza

Caprichoso apresenta álbum e enche de orgulho a nação azul no Zeca Xibelão

Marcilon Souza

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!