12 de novembro de 2025
DestaquesPolítica

Eduardo Bolsonaro lidera rejeição em pesquisa e é o nome mais recusado para 2026

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece como o político mais rejeitado entre os possíveis candidatos à Presidência da República em 2026. De acordo com levantamento divulgado nesta quinta-feira (9) pela consultoria Quaest, 68% dos eleitores afirmaram conhecer e não votar no parlamentar — o mesmo índice registrado em setembro.

Logo atrás, Jair Bolsonaro (PL) aparece com 63% de rejeição, seguido por Michelle Bolsonaro (PL) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 61% e 60%, respectivamente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem rejeição de 51%, um ponto a menos do que no levantamento anterior.

Entre os governadores, o paranaense Ratinho Júnior (PSD) registra 40% de rejeição. Já Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, soma 34%, e Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, 32%.

A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, ouviu 2.004 eleitores em 120 cidades entre os dias 2 e 5 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

No recorte de eleitores independentes — aqueles que não se declaram lulistas nem bolsonaristas —, Jair Bolsonaro lidera a rejeição com 77%, seguido por Eduardo (74%) e Michelle Bolsonaro (70%), que aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Ainda segundo o levantamento, Lula mantém vantagem sobre todos os adversários testados em um eventual segundo turno. Portanto, as margens variam de nove a 23 pontos percentuais.

 

Leia mais

Cortejo pelas ruas de Novo Aripuanã reúne centenas após morte de jovem

Matheus Valadares

Homem acusado injustamente no sumiço de jovem revela terror em invasão à sua casa, em Iranduba

Matheus Valadares

VEJA: Tumulto marca segundo dia da COP30 em Belém após tentativa de invasão

Matheus Valadares

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!