24.3 C
Manaus
4 de abril de 2025
CidadeDestaques

Enfermeiro que filmou pacientes em sala de emergência sofre perseguição da diretoria do HPS 28 de Agosto e Secretaria de Saúde

Foto: Reprodução/Redes sociais

ManausApós a repercussão do vídeo, que mostra pacientes internados numa sala de emergência do HPS 28 de Agosto, a direção do Hospital decidiu transferir o enfermeiro Mauro Bastos, responsável pela filmagem.

Mauro, que trabalha há quase 20 anos no hospital, estava lotado no setor de politrauma. A medida é vista pelo enfermeiro como uma clara retaliação por parte da diretoria do HPS e do secretário de Saúde, Anoar Samad.

“Justificaram na Secretaria de Saúde que a diretora pode me devolver, tendo justificativa ou não. Mas quero dizer aqui: a justificativa dela não procede. Por quê? Porque há dois dias havia um paciente, com feridas enormes e sob um calor infernal, e postei no grupo de enfermagem. Ela não gostou e disse que me devolveria a SES (Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas) […] Esta direção que está no Hospital 28 de Agosto não gosta que a gente mostre a falta de medicação, falta de estrutura, funcionários sobrecarregados”, disse Mauro, que estava visivelmente transtornado com a decisão.

O enfermeiro cobra a diretora do HPS 28 de Agosto e também o secretário de Saúde, por não mostrarem a realidade dos hospitais. Além disto, tanto Mauro quanto seu colega de trabalho foram devolvidos a SES-AM.

“Perseguir, coagir e assediar moralmente os outros ela sabe. E, enquanto faltam profissionais no Hospital para trabalhar, ela ainda decide devolver os que tem”, finaliza.
Perseguição como marca registrada

Retaliações são o modus operandis da secretaria chefiada por Anoar. Em novembro do ano passado, a Conselheira estadual de Saúde, Maria Guadalupe de Sousa Peres, denunciou que uma secretária executiva do CES-AM foi exonerada do cargo por não conseguir mudar o seu voto.

Guadalupe também enfatizou que o secretário de Saúde cumpriu apenas 55% das metas que ele mesmo programou para o Estado. Cabe ressaltar que o Relatório Anual de Gestão (RAG) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) não foi reprovado por uma pessoa, mas por 6 conselheiros. Apenas três voltaram pela aprovação.

Não sendo o bastante, Anoar Samad ainda ocupa a presidência do Conselho, algo que, na visão dos próprios conselheiros, diminui a autonomia do órgão.

Veja vídeo:

Leia mais

Grupo de motoqueiros é indiciado por ataque violento a agente da Polícia Federal

Matheus Valadares

Flamengo vence o Deportivo Táchira e quebra jejum

Matheus Valadares

Procon Manaus notifica Amazonas Energia por apagão na cidade

Marcelo Maciel

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais

<p>Ao utilizar este conteúdo, não esqueça de citar a fonte!</p>