Prefeitura de Manaus realiza ações de prevenção a ISTs no Carnaval 2025
A Prefeitura de Manaus realiza ações de saúde para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nesta sexta-feira, 28/2, e sábado, 1º/3. As atividades ocorrem durante os desfiles do Carnaval 2025, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, Sambódromo.
Testagem e orientação sobre ISTs
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vão promover orientações e testagem para HIV e outras ISTs. Além disso, pela primeira vez, a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) será ofertada no evento.
A chefe do Núcleo de Controle de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, Antônia Thayná Silva, destaca que as ações ocorrem todo o ano. No entanto, elas são reforçadas no Carnaval devido ao aumento do risco de contágio.
“Buscamos reforçar o uso de preservativos e da PrEP entre os foliões. Afinal, esses métodos são eficientes para uma vida sexual segura. Nosso lema é ‘Carnaval com prevenção: não deixe o HIV e as DSTs entrarem na folia'”, relata.
Oferta de PrEP como novidade
A PrEP será oferecida ao público do Sambódromo pela primeira vez. Esse método, que já está disponível na rede básica municipal, reduz em 95% o risco de infecção pelo HIV.
“Os usuários com indicação, após testagem, terão consulta com médico e farmacêutico na unidade móvel. Assim, eles iniciarão a prevenção, recebendo a primeira dispensção e orientações”, explica.
Equipes e instituições envolvidas
A equipe do Núcleo de Controle do HIV/Aids contará com médicos, farmacêuticos e assistente social. Ademais, também participarão servidores dos Distritos de Saúde (Disas) da Semsa e Marinélia Ferreira, diretora de Vigilância Epidemiológica.
Além disso, as ações contarão com o apoio de alunos de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), organizações da sociedade civil (OSCs) parceiras e a ONG AHF Brasil.
Estrutura das atividades no Sambódromo
Coordenadas pelo Núcleo de Controle de HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais da Semsa, as atividades contarão com:
- Unidade móvel de saúde: Consultórios para triagem, acolhimento e atendimento.
- Barraca inflável: Oferta de kits de autoteste e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
Além disso, equipes da Semsa e parceiros circularão distribuindo preservativos, materiais informativos e orientações. Os foliões serão encaminhados para testagem nos pontos fixos da ação.
Procedimentos de testagem e acompanhamento
Usuários interessados na testagem serão encaminhados à barraca inflável da Semsa, onde haverá testes rápidos e autotestagem para HIV. Além disso, poderão retirar kits para autoteste domiciliar e receber orientações.
Quem optar por testar no local seguirá para a unidade móvel. Usuários com resultado negativo e indicação para PrEP passarão por consulta com médico e farmacêutico para a primeira dispensção do medicamento.
“Os usuários serão orientados para acompanhamento em 15 unidades de referência. Aliás, devemos expandir essa rede ainda este ano”, antecipa Thayná.
Por outro lado, usuários com resultado positivo receberão acolhimento e encaminhamento para atendimento na rede pública. Atualmente, a Semsa conta com quatro unidades do Serviço de Atendimento Especializado (SAE/HIV) e oito unidades para manejo clínico de HIV.